BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

AS GIRAFAS

Quando era pequenina a minha mãe comprou-me um livro sobre a Girafa, que até tinha pouca escrita, com letras letras, e algumas imagens, que ainda o tenho. :D Hoje vou falar então sobre a Girafa.

A girafa é o animal mais alto do mundo, com mais de 5 metros de altura, sendo que só o pescoço mede quase 2 metros. Costumam andar em famílias com aproximadamente 30 elementos. Nos grupos não existe chefe, regra geral é um animal pacífico.
As girafas têm vários patrões, o rotschild, masaai e raticulado. A marca universal da girafa é o pescoço, que se relaciona com a competição pelo alimento; mas continua a ter 7 vértebras.

As acácias desenvolveram espelhos, mas mesmo assim a girafa com a sua língua, longa e rugosa, consegue-os comer. De facto os espinhos permanecem iguais nos excrementos.
Outras plantas optaram por defesas menos visíveis, assim como folhas conterem veneno - tanino. Mas a saliva deste animal contem um antídote para combater isso.
As acácias desenvolveram também calhos nos ramos, assim as formigas permanecem ali, para proteger a árvore dos parasitas. Em troca a árvore dá-lhes néctar na ponta dos ramos. No caso da girafa, quando saltam para cima dela, e chegam às gengivas e nariz, é que se vão embora.
É o mamífero com a pressão mais alta, isto para o sangue chegar à cabeça. Mas nas pernas a pressão é mais alta devido à gravidade, isto deveria inchar-lhe os joelhos, mas não acontece por ela ter a pele junta à perna e isso serve como meias de descanso.
Baixar a cabeça pode causar uma dor de cabeça devido ao sangue que se acumula na cabeça. Mas isso não acontece por no pescoço as veias terem valvúlas que mandam o sangue para o coração outra vez. Quando levanta o pescoço aumenta o bater do coração.

Elas dormem alguns minutos de cada vez; não excede os 20 minutos em cada 24 horas.
São as bufulas (pássaros) que catam as girafas.

Para acasalar tem de prosseguir a fêmea horas ou mesmo dias. 15 meses depois a fêmea dá à luz e a cria sai de cabeça para baixo com 2 metros. Nos primeiros dias a cria fica só com a mãe afastados do grupo, assim estabelecem um forte ligação entre as duas. Alimenta-se de leite, por isso tem que ser alta. Na primeira semana de vida cresce 3 cm por dia.

A girafa não sabe nadar, por isso para beber, afasta as patas dianteiras, dobra os joelhos e baixa a cabeça até chegar à água. Muitas vezes é nessa altura que leões apanham desprevenida a girafa.

Nota: Esta informação que escrevi vi num documentário na tv sobre vida selvagem.

Links Relacionados:


http://carloswinterle.blogspot.com/2009/09/c-safaris-no-quenia-girafas-um.html

http://bafanaciencia.blog.br/artigos/girafa-o-mais-simpatico-dos-grandes-mamiferos.

0 comentários: